TREINAMENTOS PERSONALIZADOS:

TREINAMENTOS PERSONALIZADOS:

Nos últimos anos a relação entre empresa e colaboradores tem sofrido diversas transformações. Entre as mudanças podemos citar os modelos de trabalho, a diversidade, as diferenças geracionais como as mais impactantes. Tudo isso também está impactando na forma com que as empresas percebem e valorizam o treinamento e desenvolvimento das pessoas. Dois fatores são causadores da transformação em T&D:  a alta rotatividade e a dificuldade em encontrar candidatos capacitados no mercado. 

Estamos vivendo o despertar da “necessidade” quando pensamos T&D; se antes ele era visto como “um algo mais”, agora há uma visão de que é preciso capacitar pessoas para manter e elevar a performance. O T&D entrou na agenda estratégica. Desde então, o processo de treinamento evoluiu. 

Os treinamentos padronizados, conhecidos como “treinamentos de prateleira”, apesar de relevantes, são pontuais e possuem cursos engessados que não contribuem de forma tão significativa para a competitividade do negócio, pois entregam o mesmo conteúdo para diferentes empresas. O mercado está entendendo que precisa ir além!

Evoluindo no processo de capacitação, os treinamentos personalizados são a forma de entender e se adequar às necessidades e qualificações da sua empresa. Eles se adaptam às demandas específicas da organização e de seus colaboradores, tornando o aprendizado fluido e ativo, de forma exclusiva.  Os treinamentos são diferenciados dependendo da equipe, setor e dificuldades de cada um, gerando retorno quando implementado de forma correta.

Por que treinamentos personalizados são tão importantes? 

A velocidade de transformação dos conceitos e práticas a serem absorvidas pelos colaboradores, é um grande desafio para as empresas, que precisam se manter atualizadas e competitivas. A educação empresarial é importante para fortalecer competências e habilidades dos profissionais. Os treinamentos planejados e o uso de metodologias ativas e eficientes são a melhor forma de obter bons resultados.

A segmentação do treinamento permite que os materiais, conteúdos e elementos das atividades sejam adaptados às necessidades dos funcionários e da empresa. O uso de atividades exclusivas que abrangem as particularidades de cada participante gera mais engajamento  e diferentes impactos positivos.

“Em um mercado cada vez mais dinâmico, os modelos de treinamentos não podem ser estáticos.” (Renata Morais)

Quais os benefícios de se aplicar treinamentos personalizados?

Tudo que é personalizado e focado nas necessidades individuais, da equipe ou da empresa, tende a ser mais eficiente, trazendo vantagens para a gestão de pessoas. Entre os benefícios da modalidade estão:

  1. Conteúdo exclusivo:

Por ser focado nas necessidades de cada colaborador, equipe ou setor da empresa, os treinamentos são exclusivos e desenvolvidos de acordo com as especificidades a serem trabalhadas, trazendo resultados práticos, de forma rápida e eficiente, gerando mais engajamento e produtividade.

  1. Otimização do tempo:

Essa modalidade permite o melhor aproveitamento do tempo. O uso de conteúdos exclusivos e focados, voltados a problemas e soluções, faz com que o tempo seja melhor aproveitado, ou seja, não é preciso introduzir processos e temas teóricos que não abrangem as necessidades.

  1. Melhora no engajamento e na performance do time:

Esse tipo de treinamento permite que os profissionais tenham contato apenas com aquilo que é de seu interesse ou necessidade, tornando o processo mais interessante. Além disso, trazem a sensação de acolhimento e escuta por parte da empresa, o que auxilia os colaboradores a serem mais engajados e motivados, melhorando os resultados de desempenho.

  1. Redução do turnover

Com uma equipe capacitada para os trabalhos, o índice de engajamento e produtividade será maior, havendo uma diminuição do turnover e aumento na retenção dos colaboradores. 

  1. Valorização da marca e reputação forte

Pessoas buscam locais de trabalho onde possam encontrar seu propósito ou se sentirem realizadas. O investimento em treinamentos personalizados promove o senso de pertencimento e engajamento das pessoas, valorizando a imagem da empresa e fortalecendo sua reputação no mercado. 

Como implementar treinamentos personalizados?

Para implementar os treinamentos personalizados é preciso:

  • fazer um bom diagnóstico, 
  • preparar e planejar, 
  • definir os objetivos, 
  • estabelecer os indicadores de controle, 
  • definir o perfil do público, 
  • pesquisar metodologias e fazer boas curadorias de conteúdo. 

(leia mais sobre isso no nosso artigo: “COMO DESENVOLVER PROGRAMAS INTELIGENTES DE L&D (LEARNING & DEVELOPMENT) NA SUA EMPRESA”. 

O impacto da tecnologia com as Plataformas de Aprendizagem no treinamento personalizado

Usar plataformas de aprendizagem LMS (sistema de gerenciamento de aprendizagem, na tradução) trazem inúmeros benefícios e resolvem muitos problemas da área de RH. Geralmente, quando as empresas decidem elevar o nível dos seus treinamentos e estruturar treinamentos personalizados, elas partem para a pesquisar e contratar uma solução tecnológica. A ValorTech, nossa plataforma de aprendizagem permite: 

👨‍💻Padronizar e organizar em um único ambiente/local seus treinamentos

👩‍💻Criar cursos, trilhas de treinamento e a sua universidade corporativa

👨‍💻Gerir o desenvolvimento dos colaboradores nos treinamentos

👩‍💻Customizar com a sua marca ( white label )

A oferta de treinamentos personalizados aos colaboradores gera ganhos  diferenciais e competitivos a empresa, reforça a marca, aumenta a produtividade e o engajamento. Empresas especializadas podem auxiliar nesse processo, por meio da criação de treinamentos, elaboração de ações especializadas, assertivas e engajadoras.

Se quiser conhecer mais sobre o tema, aplicar os melhores treinamentos em seu negócio ou conhecer as melhores ferramentas e metodologias de capacitação, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de ser cliente Valor.

Por Renata Morais (Psicóloga, fundadora da Valor Aprendizagem Corporativa) e Gabriela Silva (Head de operação em clientes, cursando Psicologia UFJF) 

21/08/23

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