Várias pesquisas realizadas por instituições sérias apontam a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho para suprir as vagas existentes nas empresas. Por exemplo, em uma pesquisa recente constatou-se que 84% dos recrutadores afirmam não encontrar profissionais capacitados*. Muitas empresas já estão enfrentando grandes desafios quando a agenda é “seleção de pessoas”. A lacuna de habilidades entre o que é necessário para a performance no trabalho e o que os profissionais apresentam é de fato um grande desafio e que tende a crescer com o aumento e a velocidade com que a tecnologia provoca mudanças nos processos e nos comportamentos.
O desafio da lacuna de habilidades entre necessidades das atividades e capacidades dos profissionais também atinge os profissionais que já estão trabalhando nas empresas. O avanço da tecnologia e a rápida exigência de mudança proporcionada pelo mercado e sociedade também encontra despreparo dentro das organizações.
Por todas essas questões, o aprendizado e o desenvolvimento (L&D) tornam-se vitais para o sucesso de qualquer negócio. Ele preenche as lacunas existentes de habilidades uma vez que capacita e promove o desenvolvimento e a aprendizagem dos profissionais. E, reflita, é mais vantajoso investir no desenvolvimento e aprendizagem dos profissionais ou trazer pessoas de fora da organização em um mundo com escassez de profissionais qualificados? Essa não é uma pergunta difícil. Além disso, empresas que investem em treinamento tem um índice receita/pessoa 218% maior**.
BENEFÍCIOS DO L&D EFICAZ
Vale lembrar que a diferença entre T&D (Treinamento & Desenvolvimento) e L&D (Aprendizagem & Desenvolvimento) é o modelo ativo e andragógico empregado pelo último.
Aprender envolve ação e a participação efetiva dos profissionais “aprendizes” no processo de aprendizagem. Parece pouco, mas isso produz transformações grandes e efetivas no método e também nos resultados. Uma empresa que utiliza o modelo L&D conquista muitos benefícios:
- As pessoas atuam de maneira participativa, o que promove engajamento.
- O modelo é um aliado para lidar com as diferenças geracionais no ambiente de trabalho à medida que provoca interação e aprendizagem entre as pessoas, seja em rede ou em pares.
- Aprender é um processo, exige tempo e formas diferentes de estímulos. Aprender não é algo pontual, por isso o desenvolvimento é necessário ao invés do treinamento.
- Aprender exige prática, envolvimento e autonomia e o modelo L&D proporciona essas ações.
PISTAS PARA DESENVOLVER O L&D NA SUA EMPRESA
1 – Faça um bom diagnóstico: a necessidade de fazer um mapeamento correto não é novidade, mas ainda sim, permanece como ponto crucial para as demais etapas do processo funcionarem bem. O que vai diferenciar um diagnóstico inteligente em L&D será a capacidade de envolver todas as pessoas no mapeamento, principalmente os profissionais “aprendizes”. Dicas: converse, faça perguntas e provoque e engaje as pessoas para que você e elas entendam o que e por que o programa fará sentido e resolverá os problemas delas e da organização.
2 – Utilize a tecnologia a seu favor: pesquise e avalie qual plataforma de aprendizagem (LMS) satisfará as necessidades da sua empresa. Com uma plataforma você vai conseguir organizar as trilhas, fazer a gestão do desenvolvimento com eficiência e utilizar metodologias ativas no seus programas de L&D. Dica: esteja atenta aos custos e ao suporte oferecido. É possível encontrar soluções no mercado bem acessíveis, com capacitação e implantação eficientes.
3 – Utilize metodologias ativas: fazer uso dessas técnicas ativas é inerente ao modelo L&D. Os treinamentos no modelo de palestras com exposição de conteúdos são focados na educação e não na aprendizagem, por isso eles não se enquadram no L&D.
Bom, agora que você já chegou até aqui, espero que esteja impactado e motivado a tornar seus treinamentos em verdadeiras práticas de aprendizagem e desenvolvimento.
Quer saber mais sobre como transformar seus treinamentos em programas inteligentes de L&D? Fale com a gente e nos siga nas redes sociais para continuar recebendo conteúdos de qualidade como estes.
*Fonte: https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022
**Fonte: Pesquisa com 2500 empresas da American Society for Training and Development
Por Renata Morais
Psicóloga / Valor Aprendizagem Corporativa
24/07/23