O feedback, retorno sobre as informações, quando feito da maneira correta promove ações positivas e comportamentos alinhados ao que é esperado e planejado. Ele é uma maneira poderosa de oferecer apoio aos profissionais na medida em que aponta o que não está funcionando adequadamente e também reforça as ações quando as coisas estão indo bem.
Dar feedback é um ato de amor! Por exemplo: quando você vê seu filho fazendo algo de errado, você dedica seu tempo e energia a corrigi-lo e mostrar a maneira correta de se fazer? Ou deixa pra lá e pensa em não perder seu tempo em conversar e apoiar? Dedicamos nosso tempo para corrigir, orientar e apoiar as pessoas que gostamos, do contrário achamos que será perda de tempo. Então aqui vai uma dica valiosa: não tenha medo de oferecer feedback e apoiar as pessoas. Os líderes mais verdadeiros fazem isso com desenvoltura.
Por que feedbacks são tão importantes
Pesquisas demonstram que as empresas onde os líderes praticam feedbacks com mais frequência e consistência são consideradas melhores lugares para trabalhar.
Oferecer feedback é importante por várias razões:
- As pessoas se sentem cuidadas porque o líder demonstrar atenção a elas;
- Reforça o que está funcionando bem e gera reconhecimento;
- Oferece direção à mudança para os comportamentos que não estão adequados;
- Acelera o aprendizado e reduz a frequência de erros;
- Estimula abertura, bons relacionamentos, criatividade e soluções de problemas;
- E, talvez o mais importante, gera confiança entre as pessoas e equipes e cria um ambiente seguro de trabalho.
Todos esses fatores corroboram para criar um bom clima de trabalho e impactos positivos para a alta performance.
Feedbacks efetivos e produtivos
O Feedback é uma forma de reforço positivo e/ou negativo. Psicólogos e pesquisadores científicos já estudam há tempos sobre o que torna um feedback produtivo.
Para que o feedback seja realmente efetivo e produtivo é preciso seguir algumas pistas importantes comprovadas por pesquisas comportamentais:
- precisa acontecer próximo do evento: não deixe para depois, pesquisas demonstram que quanto mais próximo do ocorrido, melhores serão as chances do profissional alterar seu comportamento;
- precisa de frequência: em raríssimas exceções um único feedback vai surtir efeito e alterar o comportamento das pessoas; é preciso ser paciente, persistente e oferecer o feedback com frequência até que o comportamento seja extinto;
- é uma conversa de mão dupla: lembre-se que tão importante quanto saber falar, é saber ouvir os profissionais durante uma reunião de feedback. Você não é o dono da verdade.
- respeito e cuidado: seja respeitoso com as pessoas e cuidadoso com os detalhes importantes como tom de voz, a escolha do melhor local para falar, escuta ativa.
Como conduzir uma reunião de feedback
O objetivo do feedback é reforçar comportamentos positivos e colaborar para corrigir o desempenho quando as coisas não estão funcionando como planejado. Mas para que o objetivo seja alcançado é importante que alguns cuidados aconteçam:
- Planeje a sessão: escolha um local isolado em que você possa conversar individualmente com o profissional; se for possível agende a reunião; tenha dados, informações que ajudarão a pessoa a compreender o contexto; prepare-se para as possíveis reações, pense que ele poderá discordar de você e em como você vai agir nesse caso.
- Realize a conversa: seja objetivo e evite rodeios, seja específico e dê exemplos e dados; olhe nos olhos e dedique atenção; tenha cuidado com as palavras e sua postura; pratique uma comunicação não violenta; esteja aberto a escutar; agradeça a atenção e deixe claro sua intenção em apoiar para o desenvolvimento do profissional.
- Acompanhe a evolução: depois da conversa faça registros dos principais pontos e combine outras sessões para acompanhar o desenvolvimento e a evolução do profissional. Durante uma sessão e outra aproveite todas as oportunidades reais para dar feedbacks positivos e apontar a evolução.
Oferecer feedback é uma das mais poderosas ferramentas de alta performance e de cuidado com as pessoas. Então fica nossa dica: use sem moderação e aproveite todas as oportunidades para elogiar, reconhecer e conquistar o melhor das pessoas.
Por Renata Morais
Psicóloga, fundadora da Valor Aprendizagem Corporativa
07/08/23
Referência: Feedbacks Produtivos HBR