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GESTÃO DA APRENDIZAGEM: Como avaliar os resultados dos seus treinamentos

A gestão da aprendizagem envolve a capacidade de aplicar estratégias de desenvolvimento e treinamento de pessoas e analisar o nível de retenção e aplicação do conhecimento no dia a dia de trabalho. 

Na prática, mesmo que de maneira simplista, isso significa dizer como a empresa pratica e avalia os resultados dos seus treinamentos. Nesse artigo vamos focar nos 4 tipos de avaliação de treinamento que, aplicados de maneira correta, permitem uma visão dos resultados alcançados. 

Antes disso, é importante reforçar o quanto ainda é relevante para muitas empresas, mostrar os indicadores e números referentes a área de treinamento e desenvolvimento. Quando a área de Gestão de Pessoas mostra os números e consequentemente os resultados ela conquista um diálogo com outras áreas e se coloca no patamar estratégico da organização. É claro que, em empresas de gestão mais madura, o comando e controle quando falamos de T&D, está abrindo espaço para a autonomia e para o aprendizado autodirigido e ativo, colocando o profissional não só no centro do processo de construção como também de gestão. Mas, nosso foco neste artigo é falarmos sobre modelos de avaliação, portanto, vamos lá! 

Nas nossas experiências e consultorias recomendamos o modelo de Donald Kirkpatrick (1924-2014), professor da Universidade de Wisconsin e ex-presidente da Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento (ASTD). Esse método é organizado em quatro tipos: avaliação de reação; avaliação de aprendizagem; avaliação de comportamento e avaliação de resultados.

  1. Avaliação de reação – é a de mais fácil aplicação. Esta etapa avalia a experiência dos profissionais em relação à capacitação e treinamento de uma geral. Desde carga horária, logística, facilitador, conteúdo etc. Essa avaliação é obtida por um questionário com perguntas sobre o curso, e permitindo que a equipe avalie anonimamente as questões. Você pode fazer um forms e aplicar online. Importante que seja respondida logo ao final do treinamento. 
  2. Avaliação de aprendizagem – é um pouco mais complexa que anterior. Tem o objetivo de avaliar o que o profissional aprendeu com o treinamento. Para essa avaliação o ideal é aplicar uma avaliação antes e uma após o treinamento, podendo comparar o que foi realmente assimilado. Caso isso não seja possível, recomendamos pelo menos que haja uma avaliação após o treinamento. Também deve ser aplicada logo após encerrado o curso.   
  3. Avaliação de comportamento – você já percebeu que o nível de complexidade vai aumentando e é isso mesmo. Nesse nível de avaliação o foco é saber o que realmente o profissional está praticando e o quanto o comportamento dele foi modificado após o treinamento. Para avaliar o comportamento do profissional nesse caso, é necessário que o líder faça essa análise após um período de tempo decorrido o treinamento. Para isso poderá responder um questionário ou um formulário para registro onde apontará o que ele observou de mudança, ou não, no comportamento do profissional. A dica para o líder é fazer essa análise em uma reunião de 1 x 1 com o profissional, de maneira construtiva e oferecendo um feedback do principais pontos de evolução. 
  4. Avaliação de resultados – por último, a avaliação de resultados ou o famoso ROI (retorno sobre o investimento) tratará de números e dados que evoluíram depois do treinamento realizado. Após o treinamento os resultados de vendas da equipe aumentaram? As perdas na produção foram reduzidas? A comunicação no time melhorou? 

Nossa dica para quem vai começar a avaliar os seus resultados em T&D é que comece seguindo o passo a passo; e o mais importante: sustente essa gestão ao longo do tempo. É mais importante que você faça um dos modelos bem feito do que todos de uma maneira incorreta e que não seja praticada sistematicamente, o que não vai gerar oportunidade de avaliar a evolução ao longo do tempo. 

Agora, a dica de valor – use a tecnologia a seu favor. Quando a empresa possui uma plataforma LMS, o registro, a gestão de dados e o acompanhamento dos resultados é mais rápido e estratégico. Envolvendo inclusive o gestor nesse processo. Quer saber como ter uma plataforma, fale com a gente e conheça a VALORTECH, nossa plataforma para gestão da aprendizagem. 

Por Renata Morais

Psicóloga, fundadora da Valor Aprendizagem Corporativa

12/04/23

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