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Universidade Corporativa: O que você precisa saber para implantar a sua UC

A necessidade de investir na capacitação de pessoas e de criar recursos nas empresas para isso, já existe há bastante tempo.. Em 1927 a GE (General Motors) criou um programa interno para desenvolver e treinar seus funcionários com o objetivo de melhorar sua produtividade e competitividade. Mas o termo Universidade Corporativa, segundo estudos e fontes de pesquisa, ainda não era usado. Foi em 1950, após a segunda guerra mundial, que a GE (General Eletric) fundou o que foi considerada a primeira Universidade Corporativa institucionalizada. No Brasil, as UCs começaram a ser implementadas a partir da década de 90 por grandes empresas como Petrobrás, Banco do Brasil e Coca-cola. 

Uma Universidade Corporativa é uma área ou instituição criada pelas empresas para suprir as suas demandas de capacitação e desenvolvimento internos. Seu principal objetivo é desenvolver as competências dos seus profissionais para alcançar a estratégia do negócio. Na prática, isso significa mapear, organizar e estruturar, de maneira ampla e transversal, os treinamentos necessários para desenvolver seus profissionais em competências comportamentais (soft skills) e competências técnicas (hard skills) para que suas entregas estejam alinhadas às necessidades da empresa. As UCs, diferente das Universidades tradicionais, são focadas nas necessidades da empresa e não são regulamentadas pelo MEC. 

As UCs (Universidades Corporativas) nasceram com um objetivo bem claro de capacitar a força de trabalho (termo usado naquela época para falar de gente) para aumentar a produtividade (produzir mais, melhor e mais rápido) e assim ganhar competitividade em relação à concorrência. Nos últimos anos, com o avanço e integração das tecnologias e a valorização do capital intelectual (as duas variáveis que foram aceleradas pela quarta revolução industrial), as necessidades e os objetivos mudaram. É claro que, melhorar os resultados do negócio continua sendo o grande foco das empresas ao investir em UCs mas, se antes o objetivo era apenas gerar produtividade e competitividade, hoje as necessidades são mais amplas – engajar, reter, construir reputação como marca empregadora forte e suprir uma demanda de capacitação que não é encontrada no mercado. Em função desses desafios e oportunidades, muitas empresas, independente do tamanho, vem investindo na criação das suas próprias escolas de negócio apoiadas pela tecnologia. 

A tecnologia trouxe evolução para as grandes corporações e acelerou e ampliou as possibilidades de estruturação de UCs para médias e pequenas empresas. Através de plataformas LMS (learning management system) que fazem a gestão da aprendizagem, os cursos e treinamentos são disponibilizados em ambiente virtual e possibilitam a organização online da UCs. 

QUAL A RELEVÂNCIA E COMO AS UCs IMPACTAM AS EMPRESAS

A decisão de implementar uma UC precisa ser analisada com criticidade uma vez que envolve custos, tempo e dedicação não só da área de Gestão de Pessoas (GP), mas de gestores e líderes em todos os níveis. É preciso conexão forte e acompanhamento pela alta gestão da empresa. 

Uma vez tomada a decisão de organizar a UC, os benefícios para o negócio serão grandes. Aqui alguns deles: 

  • Estruturação da aprendizagem na empresa: centralizar todo conhecimento gerado pelo negócio em um só lugar possibilita a disseminação e democratização do conhecimento.
  • Customização conforme as necessidades do negócio: permite a construção de treinamentos que irão atender as demandas específicas do seu negócio, o que geralmente não é encontrado no mercado ou em cursos de prateleira. 
  • Fortalecimento da cultura de aprendizagem: deixar claro que a empresa preza a aprendizagem como evolução dos profissionais e crescimento sustentável do negócio.
  • Fortalecimento da marca empregadora: investir em aprendizagem valoriza as pessoas, traz reconhecimento e engajamento. 
  • Impactos positivos em toda a cadeia: pesquisa revelou que 73% dos C level e líderes de RH acreditam que a educação corporativa impacta todo o ecossistema do negócio – profissionais, acionistas, fornecedores, comunidade, clientes (fonte: mundorh.com.br). 
  • Suprir demanda de profissionais qualificados no mercado: uma das dores sentidas pela Gestão de Pessoas (GP) é não conseguir fechar as vagas na empresa por que não encontram profissionais capacitados. 
  • Capacitar em todos os níveis: em geral os cursos atendem a todos os níveis  e cargos na empresa, desde a liderança até a operacional. 
  • Vantagem competitiva: a partir da capacitação e investimento em treinamentos os processos e métodos de trabalho serão disseminados e incorporados à rotina dos profissionais. 

ETAPAS PARA DESENVOLVER A SUA UC

  1. MAPEAMENTO

Nessa etapa é preciso fazer um bom diagnóstico das necessidades de desenvolvimento da empresa. É o momento de avaliar o momento presente da organização e analisar as tendências. Para isso deve-se considerar a visão da empresa, qual a estratégia traçada e os objetivos estratégicos estão desenhados. A partir daí definir quais competências serão necessárias para alcançar esses objetivos. Na Valor Aprendizagem Corporativa, utilizamos nessa fase o nosso Mapa de Diagnóstico e avaliamos as necessidades com base em quatro frameworks – finanças, clientes, processos e pessoas. Em seguida validamos o mapa correlacionando-o a todas as áreas da empresa. Ao final dessa fase você deverá saber responder: 

a) Quais as competências/habilidades precisam ser desenvolvidas na empresa? 

b) Qual a prioridade de desenvolvimento? 

  1. PLANEJAMENTO

A etapa de planejamento, muitas vezes negligenciada, é de extrema importância para o sucesso da sua Universidade Corporativa porque ela vai aumentar suas chances de sucesso nas etapas seguintes. Você vai precisar de um design de aprendizagem, na Valor usamos nosso Mapa de Planejamento. Aqui você vai responder às seguintes perguntas: 

a) Qual plataforma LMS atenderá a sua necessidade?

b) Quais treinamentos, internos ou externos? Haverá necessidade de contratação de consultoria e suporte externo?

c) Quais conteúdos, tipos de avaliações, tempo, modelos de aprendizagem, custos, metodologias? 

d) Quem serão os profissionais envolvidos? Quais os papéis, as responsabilidades? Facilitadores, promotores? 

e) Quais meios de comunicação e engajamento? 

f) Quais as formas de reconhecimento e recompensas atreladas à aprendizagem? 

  1. DESENVOLVIMENTO E OPERAÇÃO

Essa é a fase de colocar a mão na massa e produzir os treinamentos, modelos de avaliação e organizá-los na plataforma. É a hora de colocar a mão na massa ou de acompanhar caso tenha contratado suporte externo. 

Quando seus treinamentos já estiverem disponíveis na sua plataforma e divulgados, é a hora de acompanhar seu time nos treinamentos. 

  1. AVALIAÇÃO

Após a execução dos treinamentos é importante avaliar não só os treinamentos conforme a metodologia que foi definida na fase de planejamento, mas também avaliar o processo de implementação da UC. Nossa dica aqui é que você utilize a tecnologia para otimizar seu tempo e trazer assertividade para esse momento tão importante. 

Após a implementação dessas fases, você irá perceber que ela é cíclica e contínua, ou seja, você vai precisar de tempos em tempos avaliar a necessidade de incorporar novos treinamentos e remodelar os já existentes. Por último, deixo pra vocês uma pista importante:

Aprendizagem se constrói com as pessoas, então converse, pergunte e conecte-se com as pessoas no momento de implementar a sua UC. Isso é crucial para garantir o sucesso do seu projeto. 

Por Renata Morais

Psicóloga, fundadora da Valor Aprendizagem Corporativa

21/02/23

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