Na constante busca pela qualificação das pessoas no ambiente corporativo, os profissionais de RH podem contar com diferentes metodologias e ferramentas de ensino. É cada vez mais comum vermos empresas e gestores buscando técnicas e ferramentas para superar os desafios da aprendizagem e engajar as pessoas no processo de desenvolvimento. Nesse contexto, as metodologias ativas ganham cada vez mais espaço, por serem capazes de realmente engajar as pessoas e levá-las a aprender. A metodologia 6D é uma delas.
O método é fundamentado em seis passos ou disciplinas, que ajudam a estruturar o processo de treinamento e a trazer melhores resultados. Eles são: determinar, desenhar, direcionar, definir, dar apoio e documentar. A seguir você entenderá cada um deles.
D-1: Determine os resultados para o negócio: Esta é uma das etapas mais importantes pois as ações que não geram bons resultados podem levar a desperdícios de recursos, assim, o RH deve estabelecer as metas a serem encontradas e incentivar os profissionais a elaborarem uma performace de abordagem mais efetiva para a empresa, por meio da resposta para a pergunta: quais resultados o treinamento deve atingir?
Deve-se focar no que precisa ser melhorado e quais as estratégias fundamentais para uma educação corporativa eficaz, encorajando os colaboradores antes, durante e após os treinamentos.
D-2: Desenhe uma experiência completa: Nesta etapa serão concebidos e estruturados o programa de treinamento, delimitando ferramentas, como cada profissional receberá os conteúdos, as trilhas e a jornada de aprendizagem. Uma ação muito importante e que será um diferencial para o sucesso é a utilização de uma plataforma LMS para organizar os treinamentos em um só ambiente, permitindo acesso fácil, constante e remoto aos treinamentos. Sem o uso da tecnologia, o RH vai encontrar muita dificuldade em fazer funcionar os 6D´s.
Para alcançar os resultados a etapa D-2 pode ser dividida em quatro passos:
- Preparação: nesse momento, são selecionados os profissionais que participarão do treinamento, dando prioridade para os que possuem maior demanda de capacitação e que também poderão ser ótimos influenciadores internos. Aqui também acontece um planejamento do treinamento mais detalhado.
- Aprendizagem: hora de colocar a mão na massa e rodar o treinamento. Sempre recomendamos aos nossos clientes que pratiquem o feedback e façam avaliações para mensurar se estão preparados.
- Transferência: As pessoas consomem os conteúdos e têm a oportunidade de reforçar as práticas, para aplicar na rotina de trabalho. A aplicação de oficinas práticas dão muito resultado nessa etapa.
- Realização: momento onde os profissionais fazem uma auto reflexão e avaliam o que é, e o quanto eles evoluíram a partir da capacitação.
D-3: Direcionar a aplicação para a prática: Nesta etapa é preciso colocar em prática o que está sendo aprendido no treinamento. É um momento especial onde eles poderão ver os resultados e se questionarem sobre oportunidade de melhoria, por exemplo sendo guiados pela questão “quais as aplicações básicas do que acabei de aprender e como isso pode me ajudar no meu trabalho?”.
D-4: Definir a transferência do aprendizado: Esta etapa diz respeito ao acompanhamento que deve ser feito após o encerramento do treinamento. O RH e os líderes precisam acompanhar a evolução, continuar a incentivar as novas práticas e fazer avaliações constantes dos profissionais. Algumas práticas que recomendamos são: mentorias, lembretes por meio de nano learning, grupos focais, debriefing e feedbacks produtivos.
D-5: Dar apoio à performance: Nesta etapa é tarefa dos líderes de alta performance supervisionar e incentivar a rotina profissional e a aplicação dos conhecimentos adquiridos no T&D, por meio de ações de manutenção e motivação. A qualidade do aprendizado depende do auxílio ofertado.
6-D: Documentar os Resultados: Para finalizar, o D-6 trata da mensuração e documentação dos resultados que foram obtidos, demonstrando os pontos fortes e fracos e quais medidas foram capazes de alcançar o potencial desejado. Para auxiliar nesse processo, os objetivos e indicadores definidos no D-1 são indispensáveis.
Quais os benefícios de implementar a Metodologia 6Ds?
Alguns dos benefícios desta metodologia merecem destaque:
- Aumento da performance das pessoas: com base nos estudos feitos após a aplicação do treinamento é possível verificar a evolução dos profissionais, avaliar as necessidades de melhoria dos treinamentos e alcançar resultados efetivos.
- Aplicação do aprendizado e desenvolvimento das habilidades: por meio da aplicação dos 6D´s e da constância dos treinamentos é possível perceber um ciclo de aperfeiçoamento da empresa, com a evolução da performance e elevação dos resultados.
- Cultura de aprendizagem: com ciclos de desenvolvimento acontecendo e as pessoas percebendo os resultados, a empresa caminha para a evolução da sua cultura de aprendizagem.
Como implementar a metodologia 6D na sua empresa?
A metodologia 6-D é importante para o processo de educação corporativa como uma prática que acompanha todo o treinamento, tornando-os mais eficazes e a aprendizagem mais efetiva.
A metodologia 6-D deve ser implementada de maneira orgânica e como um processo natural para os envolvidos. A Valor pode te ajudar não somente a implementar, mas a criar estratégias de Educação Corporativa para sua organização basta falar com a gente e saiba mais.
Valor Aprendizagem Corporativa 26/12/23
Colaboração de Renata Morais e Gabriela Souza