O QUE É
Vamos começar nossa reflexão entendendo o que são os três principais conceitos ou níveis de maturidade da área de gestão de pessoas.
Departamento Pessoal: responsável pelas rotinas que envolvem cálculos e pagamentos de salários, férias, benefícios, impostos, controle de ponto, admissões, rescisões e demais ações importantes e burocráticas.
Gestão de Pessoas: responsável pelos subsistemas de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, gestão do desempenho, gestão da remuneração e benefícios, gestão do desempenho, people analytics, gestão de indicadores de desempenho, entre outros.
Gestão Estratégica de Pessoas: uma gestão de pessoas se torna estratégica quando ela possui uma visão sistêmica do negócio e consegue construir ações e interfaces entre as diferentes áreas, traçar objetivos ligados à estratégia e a cultura da empresa e gerar resultados.
Então um dos principais objetivos de uma Gestão Estratégica de Pessoas é conhecer sobre o negócio e conseguir conectar as áreas e as pessoas com o plano estratégico da empresa.
Algumas das principais habilidades necessárias aos profissionais para elevar a gestão de pessoas ao nível estratégico são:
- Inteligência emocional – é fundamental o relacionamento com várias áreas, pessoas e estilos comportamentais diferentes. Comunicar-se bem, influenciar pessoas, ter empatia e autoconfiança estão presentes na inteligência emocional e são essenciais para construir relações e fazer entregas consistentes.
- Conexão – a habilidade acima de certa forma está relacionada e impacta a conexão, mas optei por destacar a habilidade de fazer conexões e se relacionar com diferentes pessoas por conta de ser fundamental para o profissional que deseja ser estratégico. É importante quebrar os silos organizacionais.
- Conhecimento sobre o negócio – conhecer sobre o negócio, sobre gestão, sobre os desafios do mercado, falar a linguagem das outras áreas, entender as necessidades das áreas é essencial para de fato ter uma visão estratégica da gestão de pessoas.
- Visão sistêmica: entender e ter uma percepção dos impactos das ações em todas as áreas e a conexão entre processos, práticas, políticas.
- Gestão de metas e indicadores – é importante que o profissional saiba construir objetivos e metas ligadas ao plano estratégico da empresa. Fazer análises de resultados, avaliar ações contingenciais.
QUAL A RELEVÂNCIA PARA O NEGÓCIO
Uma Gestão Estratégica de Pessoas é vital para o sucesso e sustentação de qualquer empresa. Os acontecimentos dos últimos anos trouxeram luz e concretizaram a necessidade de desenvolver essa área e de cuidar do maior bem, as pessoas.
Segundo um estudo apontado pela Harvard Business que acompanhou 53 empresas entre os anos de 2011 e 2015, aquelas que possuíam boas práticas de RH tinham um desempenho 51% maior que as demais.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE UMA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
- Fortalecimento da cultura
- Crescimento do negócio
- Maior engajamento dos profissionais
- Melhor visão sobre a imagem da empresa (employer branding)
- Redução de turnover, absenteísmo
PISTAS PARA IMPLEMENTAR UM RH ESTRATÉGICO
- Entenda e fortaleça a cultura organizacional – entender da cultura da empresa, dos comportamentos valorizados e dos não praticáveis; também saber avaliar a cultura atual e a desejada e traçar planos de desenvolvimento para a empresa.
- Defina objetivos e metas ligadas à estratégia do negócio – trabalhar com foco em resultados, mensurar e fazer análises; tomar decisões para tratar as contingências e propor soluções para atingir resultados.
- Utilize tecnologia – modernizar os processos, trazer dados e analisá-los para tomar decisões trará agilidade e assertividade
- Busque parceiros e um olhar externo – buscar no mercado outros profissionais e empresas que apoiem a estrutura e desenvolvimento do setor é importante. Esse olhar externo e independente trará ações, agilidade e soluções importantes para apoiar na estruturação e sustentação das estratégias.
Agora uma pista importante para os profissionais que têm o desafio de transformar a Gestão de Pessoas em uma área estratégica: entenda e faça com que os líderes da empresa entendam que esse trabalho é um processo e que, portanto, precisará de tempo para evoluir e dar frutos!!
Por Renata Morais
Fundadora da Valor Aprendizagem Corporativa
01/02/23