POR QUE APRENDER É IMPORTANTE
“Aprender é uma forma de estar no mundo”. Gosto muito dessa frase de M. Knowles e a usamos bastante aqui na Valor. Viver em ambientes incertos, ágeis e voláteis requer uma mentalidade de aprendizado. Cada vez que algo muda ou funciona diferente do planejado precisamos aprender para seguir o fluxo da evolução ou seremos engolidos pelas mudanças.
Quando aprendemos ficamos mais fortes para enfrentar os desafios da vida. Assumimos uma atitude responsável e inteligente diante dos obstáculos.
No trabalho, profissionais que aprendem com mais rapidez (learning agility) são promovidos duas vezes mais rápido que seus pares e suas áreas têm 25% maior lucratividade que a concorrência, segundo dados da KornFerry.
Por isso também, organizações e empresas que aprendem, conseguem crescer de forma sustentável. Fortalecendo seus profissionais e preparando-os para performar no trabalho e evoluir enquanto pessoas. A McKinsey inclusive elegeu a aprendizagem intencional como a habilidade mais importante para os profissionais.
APRENDIZAGEM EM QUALQUER LUGAR
Se há poucos anos tínhamos a ideia de que aprender era uma ação destinada aos ambientes formais de educação (escolas, salas de treinamentos), hoje já entendemos que não há lugar para aprender; aprender pertence a todos os lugares. Mas perceber isso, que as experiências, interações e conexões que fazemos ao longo de um dia são fontes inesgotáveis de oportunidades para aprender, demanda uma mentalidade aberta, uma mentalidade de aprendizagem e isso só acontece quando existe uma intencionalidade em aprender.
Quando se está aberto a todas as oportunidades para aprender se está praticando a aprendizagem intencional. Segundo Alex Bretas, “aprendizagem intencional é quando você cria ou se move em direção a oportunidades para descobrir, se aprofundar e criar”.
Duas outras habilidades são importantes para desenvolver e cultivar a aprendizagem intencional e frequentemente são encontradas em pessoas propensas a aprender intencionalmente: growth mindset (mentalidade de crescimento) e a curiosidade. A primeira está relacionada à abertura para o novo, para aprender coisas novas, para pensar que os recursos necessários para superar as adversidades estão em você ou dentro das suas possibilidades de busca. É um modelo mental que privilegia a evolução e o crescimento. Já a curiosidade fortalece a busca também por desbravar e conhecer coisas novas e diferentes.
COMO APLICAR A APRENDIZAGEM INTENCIONAL:
Algumas pistas para você aplicar:
- Faça perguntas – questionar com intenção de conhecer o novo abre espaço para aprender coisas novas
- Escuta ativa – nada adianta perguntar se você não souber ouvir. Então pratique a escuta ativa, ouça de verdade o que as pessoas falam
- Atenção plena – como escutar ativamente e estar “antenado” para aprender a qualquer hora e em qualquer lugar se você não conseguir manter sua atenção no presente? Praticar a atenção no presente é uma técnica que demanda treino e dedicação e traz resultados valiosos não só para a aprendizagem mas para a manutenção do equilíbrio e do bem estar, do foco, da inteligência emocional.
- Viver novas experiências – quando foi a última vez que você aprendeu algo novo? Responda a essa pergunta e reflita sobre sua resposta. Desafiar-se para fazer algo diferente de maneira deliberada também é uma ação importante para a promoção da aprendizagem intencional.
Referências: McKinsey, KornFerry, Carol Dweck, Alex Bretas
Por Renata Morais