Orientações e dicas práticas para ter sucesso em dar feedback ao seu time e entregar resultados:
Por Renata Morais
Construindo Resultados
Nesse processo de acompanhamento das pessoas, muitos líderes caem na armadilha de se deterem apenas nos números: acompanham os resultados e verificam incansavelmente os dados. Não que isso não seja importante, pelo contrário, é essencial. Afinal “quem não mede não gerencia”. Mas, para que um profissional tenha uma boa performance e entregue os números há algo que precisa acontecer – o desenvolvimento de habilidades. Isso significa ter a capacidade de colocar em prática as ações que precisam ser executadas para alcançar o número. As habilidades precisam estar definidas e alinhadas com as entregas necessárias do profissional; precisam ser treinadas e acompanhadas pelo líder.
No processo de gestão é essencial fazer o follow-up com o time para checar o desenvolvimento, desempenho e traçar estratégias para superar os desafios diários. E para que isso aconteça é importante fazer reuniões. .Muitas empresas realizam a técnica do on to on e já comprovam a relação entre desempenho alto e a prática dessas reuniões. Abaixo damos algumas dicas de ações para apoiar líderes a fazerem reuniões 1 x 1, serem efetivos na gestão e acompanhamento do seu time. e ter sucesso no feedback.
Aprenda a fazer uma reunião 1 x 1
COMO SÃO CHAMADOS?
Esses modelos de reuniões são bastante utilizados pelos gestores e são conhecidos no mercado como: one-to-one, 1-a-1, 1:1
O QUE SÃO?
Reuniões periódicas entre gestores e liderados. Em algumas empresas essa ferramenta vem assumindo um papel tão importante que estão substituindo as avalições de desempenho anuais.
POR QUE ELES SÃO IMPORTANTES?
- Fortalecem a cultura da organização, o fluxo de comunicação e informação.
- Desenvolvem pessoas com o momento para o feedback, conversar e mostrar o que está no caminho certo e o que precisa ser corrigido.
- Conectam o time com o plano traçado.
- Engajam as pessoas promovendo a escuta, a atenção e cuidado.
- Momento de cultivar o senso de propósito e engajamento. Como e porque o trabalho é importante para outras pessoas? Quais impactos estão promovendo?
DICAS?
- Mantenha a frequência: sustentar um trabalho é o que faz com ele seja bem sucedido.
- Prepare-se com antecedência: saiba antes quais assuntos serão abordados, quanto tempo você pode gastar, qual local e meio vai usar, quais os objetivos você precisa alcançar com a conversa.
- Faça seu checkpoint: ao final da reunião verifique se você alcançou o objetivo e já deixe programado o próximo encontro.
- Programe sua conduta: tenha atenção, calma, objetividade e cuidado. Faça o que precisa ser feito de forma reta, cuidadosa e honesta.
Antes
o que o líder precisa fazer para se preparar PARA AS REUNIÕES COM SEU TIME:
- Abra espaço na sua agende e defina uma periodicidade. Também marque com o liderado e informe o objetivo da reunião
- Se prepare para a conversa
- Anote exemplos de que ajudem no desenvolvimento das habilidades necessárias
- Seja prático e simples
- Imagine os desafios que você vai encontrar ao abordar as questões (perguntas, insatisfações, objeções que vai escutar) e prepare-se para argumentar, esclarecer e promover mudanças no mindset do liderado
- Prepare-se mentalmente.
- Esteja calmo e seguro.
- Planeje um local reservado
- Pare antes e respire!!! Siga em frente.
Durante
o que o líder precisa fazer DURANTE A CONVERSA:
- Seja educado, calmo e seguro. Pratique o rapport. A responsabilidade de manter um clima saudável é sua.
- Abra a conversa explicando o objetivo da reunião e o tempo reservado.
- Deixe muito claro quais os benefícios e ganhos desse trabalho para as partes envolvidas. E suas intenções positivas.
- Mostre os dados, explique as divergências e fale sobre suas considerações e exemplos práticos
- Deixe-o falar e ouça com atenção.
- Conduza a reunião – combine antes que você vai falar e apresentar os resultados e depois vai abrir espaço para que ele fale.
- Lembre-se de expor as forças e pontos positivos dos profissionais.
- Eleja junto com o liderado um foco de atuação, uma habilidade para ser desenvolvida.
- Eleja algumas ações que precisam acontecer e que vão ajudá-lo no desenvolvimento dessa habilidade (essas ações são as do PDI – plano de desenvolvimento individual).
- Terminar a reunião com uma energia boa
- Faça registos da conversa.
- Atenha-se ao objetivo e não perca o foco
Depois
o que o líder precisa fazer APÓS A CONVERSA:
- Ao sair da reunião cheque seu estado mental. Como você está se sentindo?
- Use o que você acertou e conserte o que errou para a próxima reunião. Assim você se fortalece e produz melhor.
- Evolução e aprendizado precisam ser sistematizados
- Reconheça que dar feedback é um dos principais papeis do líder e é uma forma de ajudar as pessoas.
- Registre os dados e complete as anotações com os pensamentos que vão surgir depois.
- Faça contato depois para conversar e checar como o profissional está.
- Estabeleça uma rotina para falar do PDI.
- Converse com seu gerente sobre seus desafios e superações.